domingo, 31 de outubro de 2010

Quem nunca ignorou o prazo de validade?




Até alguns anos atrás eu tinha essa mania de não dar atenção aos prazos de validade. Não sei se é sorte, mas nunca tive problemas maiores, porém com a revenda dos produtos e até o interesse do blog, acabei adquirindo mais informações sobre o assunto, e eu sou louca de esperar algo de pior acontecer? Euzinha que não! De tempos em tempos faço uma geral, no início tinha pena, agora não, vai fora mesmo. Pena tenho da minha pele, dos meus olhos...

Bom mas como já ouvi dizerem "que atire o primeiro batom quem nunca ignorou o prazo de validade", então resolvi fazer esste post para ficarem esperta nesse quesito. No início vai doer principalemnte naquela sombra que custou rios de dinheiro, mas maquiagem vencida é um atentado a sua saúde.

É importante saber que “quando o prazo de validade expira, significa que, além do produto perder sua eficácia, há grandes chances de seu sistema conservante não estar mais ativo. Sendo assim, qualquer microorganismo que se depositar ali encontrará uma condição riquíssima de crescimento”, alerta Emiro Khury, farmacêutico e diretor técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC).

Fique esperta abaixo partes do que encontrei sobre o assunto.

Ao crescerem, muitas bactérias produzem um cheiro ruim ou formam colônias. Nesses casos, é fácil perceber que o produto passou do ponto (mesmo que ainda esteja dentro do prazo de validade). “Nota-se mudança na cor, na consistência ou no cheiro”, alerta Denise Steiner, dermatologista de São Paulo (SP). Por outro lado, há microorganismos que não dão nenhum sinal de sua presença. “Esses são os piores”, comenta o diretor técnico da ABC.

Prolongar o uso de itens vencidos por causa de sua aparência “normal” é, portanto, uma verdadeira cilada. Uma vez contaminados, podem causar danos como irritação, vermelhidão, coceira e até infecções. O perigo é ainda maior quando o produto é destinado à região dos olhos, como rímel, lápis ou delineador. “Se uma bactéria presente na mucosa ocular resistir aos mecanismos de defesa do organismo, corre-se o risco de gerar uma inflamação na córnea, um quadro muito difícil de ser tratado”, avisa Khury.

Compartilhar não é legal.

Quem nunca experimentou a maquiagem maravilhosa da cunhada ou ofereceu o próprio arsenal para as amigas a caminho da balada? Pois saiba que esse hábito é tão terrível quanto usar produtos vencidos, já que facilita o trânsito de bactérias, fungos e vírus entre as pessoas. “Ao dividir o gloss ou batom, por exemplo, pode ocorrer a transmissão de herpes labial”, conta a dermatologista.

De acordo com Khury, isso acontece porque alguns microorganismos são residentes, ou seja, vivem em nosso corpo sem causar estragos. Mas, ao emprestar a maquiagem à amiga, eles podem ser transmitidos e finalmente encontrar um ambiente perfeito para crescer e prejudicar a saúde.

Dicas de Conservação

Ainda que esteja dentro do prazo de validade, a maquiagem deve ser bem conservada para não se tornar um prato cheio para bactérias, fungos e vírus. Confira algumas recomendações importantes.

• Não jogue fora a caixinha do produto: ela geralmente estampa a data de validade e funciona como uma segunda proteção ao produto

Aqui como não tem jeito eu me desfaço das caixinhas, comprei uma caneta permanente para colocar a validade no produto assim não me perco depois.

• A maquiagem levada dentro da bolsa deve estar sempre muito bem fechada. Quente, escuro e com vários compartimentos, trata-se do ambiente perfeito para a proliferação de microorganismos

• Nas lojas de cosméticos, nunca experimente os batons do provador! Para ter ideia da cor, aplique um pouquinho no braço, pois a pele desta área muito mais resistente.

• Por ser úmido e rico em microorganismos, o banheiro não é um local adequado para guardar a maquiagem. Procure deixá-la no quarto, sempre longe de luz direta e calor.

• Sabe a espátula que vem no creme? É para ser usada! Quando manipulamos o produto com os dedos, crescem as chances de contaminá-lo com microorganismos.


Fonte Usada: delas.ig.com.br


Beijocasss... Bina


15 comentários :

Amanda Luna disse...

Adorei o post, na adolescencia eu não ligava muito para validade de maquiagem não... hoje acho legal só usar o que estiver válido até para evitar problemas de pele e alergias!!! gostie das dicas de conservação!!
beijão
www.sermulhereomaximo.com.br

Anita disse...

Legal essas diquinhas, geralmente não jogo fora imediatamente um cosmetico qdo vence, mas se ele apresentar muita mudança aí sim jogo fora.

Carol Viégas Artes disse...

Oi Sabrina!!
Menina, após ler esse seu post, corri para tirar minha bolsinha de maquiagem do banheiro. E o rímel que estava vencido... foi para o lixo de imediato. Sabia que não era legal usar, mas não sabia a gravidade. Pelo menos de um mal eu já não sofria, o de emprestar principalmente batom e lápis de olhos, acho isso o cúmulo. Se alguém tem a cara-de-pau de pegar pra ver a cor e passar na boca o batom eu já digo logo: pode ficar é um presentinho.
Parabéns pelo seu blog e sua dedicação em nos fornecer essas dicas.
Beijos
Carol Viégas

Sabrina Sebaje disse...

Sabe que no banheiro não deixo mais, mas o da bolsa... Ainda preciso criar estratégias, pois ainda tenho a mania feia de jogar as coisas dentro dela (kkk) um dia eu consigo.

Meninas Obrigada pelo Carinho e pela Visita.

Bjks... Bina

Aline Costa disse...

Nunca é demais lembrar dessas dicas neh amiga...mas que sá uma dozinha de jogar aquele batom lindo fora pq venceu dá neh?ahuahuah

Visite meu blog!!! http://bsimplesassim.blogspot.com/

Bruna disse...

Eu já peguei alergia por isso:uso de produtos com validade vencida.. bjos

http://wonanchic.blogspot.com/

Acho Chic disse...

Adorei as dicas e o seu blog!!!

Já estou te seguindo...

www.achochicc.blogspot.com

beijinhos!!!!

Beatriz Barros e Paula Marques disse...

Amei o post, o blog, TUDO hihi. Estou seguindo amor segue também? Beijinhoss! http://inthisfashion.blogspot.com/

~º~ disse...

Eeh poste bem interessant e importante!
Adorei o blog...
bjux lindinhas!
sz~ to t seguindo, claro!

Sabrina Sebaje disse...

Aline que dá dó dá. Mas com tempo eu acho que se acostuma.

Bom meninas depois vou dar uma passadinha em todos os cantinhos.

Bjks... Bina

Nutri Bobagens disse...

Nunca parei para olhar prazo de validade, mas a partir de agora vou verificar, tenho muita sensibilidade nos olhos, as vezes acabo de passar a maquiagem e lá vem a irritação, pode ser isso tbm, mas acredito que seja meu mesmo isso.

bjoS2

Jessica K. disse...

Genteeee... deve ter umas 5 bases com o prazo p/ lá de vencido nas minhas coisas...
Lixo já!!!

adoreiiiii o blog,

Beeijos**

eusaria.blogspot.com

Sabrina Sebaje disse...

Nutri, o que mais tem hoje em dia é possibilidades. Se não está vencido, se não está mal guardada, existem vários itens de maquiagem para os olhos anti alérgicos, um pouco mais caros talvez, quem sabe os minerais, mas vale a pena, o negócio é procurar, o que não vale é sofrer ou deixar de aproveitar nosso mundo das vaidades rssss.

Bjksss

Sabrina Sebaje disse...

Jessica.. Lixo mesmo eu aproveitei o feriadão e fui nos cremes andei fazendo geral, achei um perfume de 2009. Doeu um pouco, mas como disse não posso arriscar. Foi bom enquanto durou hehehe

Niseloka disse...

Adorei o post.Acredite, a maior parte da minha maquilagem esta vencida.Uso muito pouco, mas aos poucos estou renovando.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...